Google+ Cinema e Mídia: Filmes de terror

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Filmes de terror

Cartaz melhor que o filme
Quase dois meses sem atualizar meu blog. Que vergonha! Mas não quer dizer que não vi filmes nesse tempo. Vi muitos de terror e vou comenta-los agora.

É incrível como os filmes de terror são os que mais são copiados, apesar de na média, serem os mais fracos. Exemplo são os três irmãos gêmeos A Caverna, A Caverna do Medo e Abismo do Medo.

O enredo é o mesmo. Amigos vão explorar uma caverna desconhecida e são devorados um a um por ser ou seres estranhos.

A Caverna, o primeiro do gênero é o mais fraco, em que o ser que devora os amigos é fortemente inspirado em Alien e em A Experiência.

Em A Caverna do Medo, o vilão é o mais verossímel, é um homem que está na caverna desde a infância, por conta de um acidente de avião em que não houve resgate.

Já Abismo do Medo é considerado um cult, embora eu não entenda o porquê. Os vilões são seres humanóides em que não fica claro se são uma nova espécie, se são ETs ou o quê. A diferença é que o grupo é formado só por mulheres, com um prólogo cuja intenção, confesso, não entendi. Mas mesmo que tivesse entendido, se é que é para se entender, não faria muita diferença, ainda sim seria um filme fraco.

Fraco achei também o cultuado O Albergue, auto-reverenciado como o filme de terror mais forte dos últimos anos. Pura estratégia de marketing. Não que não seja forte, é sim, as cenas de torturas são horripilantes, principalmente a que envolve um maçarico em uma jovem japinha.

Mas o problema é que em quase 2/3 do filme é um filme adolescente com alto apelo erótico: 3 jovens viajam pela Europa para transarem o máximo possível. Vão parar em um albergue que seria o sonho de consumo de qualquer jovem em busca de muito sexo. O que eles não sabem é que o Albergue é uma armadilha para que os albergados sejam oferecidos a ricaços que querem torturar e matar pessoas por... diversão.

Na última parte do filme somos levados a uma mansão (se é que pode ser chamada assim) onde em várias salas pessoas são torturadas por esses ricaços. Apesar de forte, é muito absurdo. Mais absurda ainda a forma rápida como o único sobrevivente, consegue fugir e ainda se vingar de um dos ricaços-torturadores-assassinos. Dispenso.

Outro filme que rotulado de terror que vi recentemente foi Serpentes a Bordo. Comprei um DVD pirata em Brasília e assisti no busão de volta à Cuiabá, junto com os amigos Protásio e Diana, mais um pessoal. Como era de se esperar, a cópia pirata foi gravada direto do cinema, com direito a muitas sombras de pessoas passando pela filmadora. Fora isso, o som e a imagem estava horrível. Ah, e claro bem no final do filme, o aparelho de DVD do busão travou.

Ah, mas e a história: Agente do FBI (Samuel L. Jackson) conduz testemunha chave de um poderoso criminoso. O criminoso, para se livrar da testemunha chave põe 400 cobras no avião para matar todo mundo. Original, não é? Para as cobras ficarem violentas e saírem matando todo mundo também é posto feromônio no condicionador de ar do avião.

esultado, já pra lá da metade do filme, as cobras vão matando as pessoas, enquanto estas vão tentando se livrar das coitadinhas nervosas. Fiquei entediado boa parte do filme, que heroicamente terminei de vê-lo em casa, mas ri em alguns monentos, como da primeira morte. Casal vai transar no banheiro do avião e a cobra morde a mocinha bem nos seios. Muito engraçado.

E a segunda morte? Tem uma outra cobra no vaso sanitário de outro banheiro. Sujeito vai ao banheiro mijar e a cobra vai bem no seu bilau. Hilário. Aí o agente do FBI descobre uma maneira de se livrar de todas as malditas de uma única vez. Acho que nunca vi isso em filme de terror ou de ação. Só em Gremlins 1 e 2, Malditas Aranhas, Aracnofobia, Ataque dos Vermes Malditos (só vi o primeiro, juro), Tropas Estelares e dezenas de outros que minha memória faz questão que eu esqueça. Ufa!

A Caverna, 02
A Caverna do Medo, 04
Abismo do Medo, 05
O Albergue, 05
Serpentes a bordo, 02

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.