Google+ Cinema e Mídia: Macunaíma

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Macunaíma


A produção de Joaquim Pedro de Andrade é um marco na história do cinema brasileiro pro vários motivos. O diretor conseguiu fazer uma adaptação da obra-prima de Mario de Andrade quase a altura do original; conseguiu fazer várias críticas a ditadura mas como os milicos estavam mais preocupados de o filme não mostrar peitos e bundas que não se atentaram a isso, e isso em 1968. Conseguiu fazer uma crítica social a quase todos os tipos sociais e do Brasil. E principalmente, conseguiu fazer um filme bom que caiu no gosto de pobres e ricos à época, apesar de seu roteiro pseudamente absurdo e visual esteticamente espalhafatoso, mesmo na época da Tropicália, e ter sido ignorado no exterior.

Ou seja, para mim, a forma como Andrade (o diretor) imprimiu Macunaíma, como o herói sem nenhum caráter e preguiçoso foi engolido pelo Brasil só dá pra ser entendido por brasileiro. Senão fica difícil entender a participação de Curupira, por exemplo. Mas quase todos os personagens são importantes e o resultado é de se admirar por horas depois do filme terminado.

Desde Paulo José fazendo a mãe que pariu Macunaíma ainda preto (Grande Otelo), e depois interpreta a versão do Macunaíma que vira branco só porque saiu da aldeia (pensem no simbolismo que era a fonte que o transforma); do cigarrinho marvado que fazia uma índia (Joana Fomm) vê-lo como um príncipe; dos irmãos igualmente preguiçosos mas menos criativos (Milton Gonçalves e Rodolfo Arena) ao fato de na aldeia eles serem brancos ou negros, sem aparência de índio, a não ser pelo mito de preguiçoso, revelado diversas vezes na fala “Aaaaaii, que preguiça”. Mas olha a singeleza do diretor. Macunaíma criança comendo terra e seu irmão perguntando: “Ta gostoso, coração, ta?”.

Tudo é uma sátira muito bem pensada, às vezes escrachadas para o riso fácil, às vezes sutil, para os mais atentos e posicionados politicamente.

Na cidade grande, outros tipos são ridicularizados. A mais interessante é Ci, interpretada por Dina Sfat, uma guerrilheira resistente a ditadura, ninfomaníaca e que adora dinheiro. Os duelos de Macunaíma com o gigante Pietro Pietra (Jardel Filho) representam a dificuldade que os menos abastados tem de subir na vida.
Quase no fim do filme Macunaíma e seus irmãos desistem da cidade grande depois de a a terem ganho (a cena deles chegando a sua antiga aldeia, destruída pelo tempo e sem plantações, com vários eletrodomésticos é de um sadismo inquietante) e vão buscar o destino. Uma das mudanças mais marcantes em relação ao livro de Mário de Andrade, em que o anti-herói se transformava num mito brasileiro.

Enfim, creio que a mudança da história do livro para o cinema fora necessária para o diretor se propunha, como na cena da feijoada humana (no filme) em vez da macarronada (no livro) e de Mario não precisar onde Macunaíma teria nascido, mas Joaquim mostra exatamente onde.

Para o que Andrade queria (e fez) retratar se saiu muito bem (apesar do péssimo áudio, mesmo na versão restaurada, lançada em DVD no ano passado). Afinal, “muita saúva e pouca saúde os problemas do Brasil são”.

Nota 09


Brasília, contradições de uma cidade nova

Quem alugar ou comprar o DVD de Macunaíma não pode deixar de assistir o documentário sobre Brasília. Feito também por Joaquim Andrade em 1968, encomendado pela empresa Olivetti, aquela das máquinas de escrever. O resultado é uma crítica visceral contra o que significou a construção de Brasília e que o deveria ser na cabeça dos seus idealizadores (JK, Lucio Costa e Niemayer) um lugar sem divisão de classes se transformou ainda em seu início no simbolismo de ostentação e segregação.

Tecnicamente não é dos mais bem feitos, mas o roteiro é muito bom e a gente quase se engana, nos primeiros cinco minutos, achando se tratar de um documentário oficioso, numa narrativa à la Repórter Esso.


Nota 08

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.