Google+ Cinema e Mídia: Salve Geral

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, junho 29, 2010

Salve Geral

filme%20Salve%20Geral Demorei para assistir Salve Geral por achar que seria mais um filme como “Carandiru”, “Cidade de Deus” ou “Tropa de Elite”. Todos ótimos mas que talvez não tivesse nada acresentar sob a ótica da polícia ou dos detentos.
Para minha alegria, me equivoquei. Salve Geral é um filme honesto de Sérgio Rezende e com certeza o melhor da sua carreira (antes deste ele havia feito Zuzu Angel). Honesto porque tenta ser o mais amplo possível, com mais de 60 atores e em que mesmo os mocinhos são de uma moral questionável.
Usar um fato verídico o Salve Geral que aconteceu em São Paulo em 2006 para contar uma história de ficção exige coragem para os padrões de filmes brasileiros, mas Rezende faz com boa eficácia.
No material de divulgação do filme, ele diz que o produziu com mais liberdade que suas obras antecessoras e que por isso se saiu melhor. O fato é que a escolha dos atores foi um dos pontos altos do filme. Rostos pouco conhecidos e vindos do teatro conseguiram dar a dramaticidade necessária. A tensão crescente foi estabelecida de forma segura e o final, embora um pouco mais açucarado do que prometia, faz jus a tudo que se construiu.
Começando a história de uma forma irregular ao não conseguir equilibrar enquadramentos geniais que seria o ponto de partida para as ações que se seguiriam com diálogos desenecessários  a história parecia, nos primeiros dez minutos, que não iria deslanchar. Mas deslanchou.
E a melhor opção, apesar de uma abordagem um pouco preconceituosa, ao mostrar uma mãe que quer proteger seu filho que foi preso justamente faz do personagem de Andrea Beltrão tão rico  e complexo… Ela não é a mocinha que parecia ser no início da história e nem tão inocente como quer se fazer crer… Os porquês, se são da sua formação, ou pela migração de classe social fica a escolha do telespectador.
Na minha visão, ela se envolveu com o crime porque gostou do dinheiro fácil e se apaixonou por um presidiário… A luta por salvar o filho é quase que acidental e que demonstra, de fato, sua fragilidade moral… Mas, moral que ninguém na história tem.

FICHA TÉCNICA
Produtor: Joaquim Vaz de Carvalho
Diretor: Sergio Rezende
Duração: 119 minutos
ELENCO
Lucia - Andrea Beltrão
Ruiva - Denise Weinberg
Rafa - Lee Thalor
Chico - Eucir de Souza
Delegado Raul - Kiko Mascarenhas

Nota  8

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.