Google+ Cinema e Mídia: O Artista

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, abril 16, 2012

O Artista


Com tanto frenesi em torno de O Artista, achei melhor esperar um pouco para assistir a produção francesa que louva Hollywood por meio de um cinema mudo e preto e branco em plena era 3D. O ínterim foi bom e acredito que por isso tenha gostado mais dele agora do que se tivesse visto quando ganhou as cinco estatuetas.

Isso porque a grande virtude do filme está na forma simples com que o diretor francês Michel Hazanavicius conta a história de um homem no auge da sua carreira que se torna obsoleto, ainda que muito por causa da sua própria arrogância. Usar os primórdios do cinema de massa sem dúvida foi uma ousadia inteligente, mas não muito arriscada, já que - sendo bem conduzida - arrancaria o carisma da crítica e os aplausos do público.

A estratégia de usar a “nostalgia” e a “homenagem” ao cinema também dá um gostinho especial a produção justamente quando esse recurso parece ter se esgotado nas animações infantis. Aqui, usada de forma bastante orgânica e apelando claramente aos mais velhos e aos cinéfilos espalhados pelo mundo, encontramos desde as referências óbvias como a pintinha de Marilyn Monroe, a dança de Gene Kelly, o bigodinho ridículo de Clark Gable; as um pouco mais sutis como Chaplin, James Bond e outros ícones do cinema. Talvez nem todos tenham sido propositais, mas tal como crédulos veem sinais religiosos em bolor de pão ou vidros embaçados, às vezes os apreciadores da sétima arte também veem esses sinais.

Então é ponto para o diretor, que conduziu um filme simpático, com uma forma bem humorada de nos apresentar um drama. Gostei também da dupla principal de atores embora não consiga dizer se Jean Dujardin é um bom ator ou um grande canastrão num papel feito sob medida. Quase a mesma coisa dá pra dizer sobre a esposa do diretor, Bérénice Bejo, com o especial adendo de que o que falta nela em sex appeal sobra em encantamento. E não posso me esquecer do chachorro, que é um espetáculo a parte e me deu vontade de ver... As aventuras de Tintim. Não acharam que eu ia dizer Lassie ou Benji, né?

Ainda assim, como quase sempre, o Oscar de melhor filme não foi para o melhor filme, mas foi para o mais carismático.E o que mais gostei, não foi a ousadia, o ar retrô ou ao tapete vermelho que o cinema gaulês estendeu a Hollywood. O que mais gostei foi da mensagem de que tal qual o personagem de George Valentim, quando nos tornamos ou estamos a nos tornar obsoletos, o melhor caminho nem sempre é se adaptar. O melhor pode ser fazer um novo caminho!

Trailer


Título original: The Artist
Direção: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Malcolm McDowell
Roteiro: Michel Hazanavicius
Origem: França
Estreia: 2011 - Brasil: 2012

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.