Google+ Cinema e Mídia: Carnage – Deus da Carnificina

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, outubro 01, 2012

Carnage – Deus da Carnificina


Os melhores filmes são aqueles que mais nos surpreendem. E isso, o polêmico diretor Roman Polanski sabe fazer muito bem. Embora nem sempre brilhante, geralmente acerta nas escolhas de suas obras. Lua de Fel, Busca Frenética, Chinatown, O Bebê de Rosemary são exemplos disso. Em O Escritor Fantasma ele quase acerta, mas ainda sim faz um filme acima da media.

Em Deus da Carnificina, Polanski foi genial na adaptação da peça teatral de Yasmina Reza e a escolha dos atores também é impecável. Jodie Foster (Penelope) e John C. Reilly (Michael) fazem um casal que convidam Christoph Waltz (Alan) e Kate Winslet (Nancy) para conversarem sobre um incidente que aconteceu com seus filhos.

A história, que dura cerca de 80 minutos, se passa em tempo real dentro do apartamento de Penelope e Michael. Além da sala, há algumas rápidas cenas no corredor, na cozinha, no escritório, quarto do casal e banheiro. O incidente entre os filhos é apenas um subterfúgio para o filme mostrar o quanto temos de máscaras sociais.


Aparentemente são dois casais (um de classe média e outro abastado) que pela situação estão momentaneamente convivendo harmonicamente, mas logo as máscaras começam a cair. As pessoas fingem socialmente, mas há situações em que esse fingimento desaparece ou vêm outros fingimentos.

E assim, os dois casais, que no começo querem que o filho de um peça desculpas por ter batido no filho do outro, vão aos poucos fazendo quase que uma análise terapêutica coletiva onde seus verdadeiros “eus” são botados pra fora, sem antes passarem por um momento de raiva. Acredito que seja por esse motivo que em um dos cartazes do filme tenha três fotos de cada um dos quatro personagens.

Não chega a ser uma sessão de psicanálise, pois o diretor quer mostrar um pouco de quem somos, mas sem aprofundar. A escolha é pelo viés do riso, um viés que muitas vezes pode ser até mais cruel do que o drama e que nem sempre nos damos conta.

Se a história inicia sem um prólogo, termina também sem um epílogo, porque a intenção não é buscar a especificidade. Não é a história de dois casais cujos filhos brigaram na rua. É a história de quaisquer casais que tenham filhos ou não!

E é isso que deixa tudo mais divertido... e trágico.




Título Original: Carnage
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Roman Polanski, Yasmina Reza
Elenco: Christoph Waltz, Jodie Foster, John C. Reilly, Kate Winslet
Origem: França
Estreia: 2011

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.