Google+ Cinema e Mídia: O Banheiro do Papa

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

segunda-feira, janeiro 21, 2013

O Banheiro do Papa


É interessante, mas triste, como as carências e as alternativas de comunidades pobres são parecidas em qualquer canto o mundo. Em O Banheiro do Papa, os diretores e roteiristas César Charlone (Cidade de Deus) e Enrique Fernández mostram bem essas fatalidades, mas de uma forma às vezes tão realista que chega a ser incômodo a gente rir em certas cenas.

Inspirado em fatos reais, a história se passa numa pequena cidade uruguaia (Melo), na divisa com o Brasil. Muitos levam uma vida pobre e como alguns que vivem em regiões de fronteiras o tráfico acaba sendo a única opção de vida, a não ser que algo mude.

Esse algo para a cidade de Melo foi, em 1988, a tal vinda do Papa João Paulo II, que seria a salvação da comunidade. Fé? Sim! Não necessariamente ou somente ao Papa, mas na possibilidade de fazer algum dinheiro com a vinda do pontífice, já que a mídia apontava uma caravana de dezenas de milhares de pessoas, sobretudo brasileiros que viriam à cidade.


Entre os que viram no Papa a salvação da sua vida foi Beto (Cesar Trancoso, um ator excepcional), muambeiro que tem uma idéia diferente da maioria. Ao invés de montar uma barraquinha para vender comida, decidiu construir um banheiro para os peregrinos terem onde se aliviar.

Porém, nem tudo é simples. Não só Beto, mas todos da comunidade se esbarram num problema: onde conseguir dinheiro para investir nas barraquinhas ou no banheiro? A direção é hábil em misturar a ficção com depoimentos reais, ajudando a mostrar os modos para isso. Alguns apelam para intensificar as viagens para trazerem muambas, outros recorrem a empréstimos em bancos, empenham os poucos bens que possuem. Claro que o governo local e a mídia estimulam bem isso.

Enfim, tão interessante quanto a narrativa da história é  conseguir mostrar dois lados de motivações religiosas, políticas e midiáticas onde os pobres são vítimas mesmo quando querem tirar vantagens!

Não é um filme ideológico e sim um filme para pensar... de uma forma bem divertida.


Título Original: El Baño del Papa
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Elenco: César Trancoso, Virginia Mendez, Virginia Ruiz, Mario Silva, Henry de Leon, Jose Arce, Nelson Lence, Rosario dos Santos
Origem: Uruguai/Brasil/França
Estreia: 2007

1 comentários:

Anônimo disse...

esse filme é foda, recomendo. principalmente se vc não é cristão, ou se vc é cristão tbm assista, talvez isso abra a sua kbça envenenada.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.