Google+ Cinema e Mídia: Cine Esquema Novo realiza edição especial em junho

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

terça-feira, junho 11, 2013

Cine Esquema Novo realiza edição especial em junho

Assessoria - Entre os dias 19 e 30 de junho, acontece em Porto Alegre uma edição especial do Cine Esquema Novo, que traz pela primeira vez ao Brasil o artista inglês William Raban – um pioneiro no conceito e na prática de um cinema expandido e cuja carreira é dedicada à realização de filmes que extrapolam os formatos tradicionais. A partir da obra de Raban e de cinco cineastas brasileiros – Carlosmagno Rodrigues (MG), Distruktur (Melissa Dullius & Gustavo Jahn) (RS – Alemanha), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG), o Cine Esquema Novo Expandido (CEN-E) vai discutir as práticas artísticas e as transformações do audiovisual no século 21.


O evento será realizado em diversos espaços da cidade e sua programação está focada, além da obra de Raban, na produção desses autores brasileiros que desenvolveram suas trajetórias ao longo dos últimos dez anos. “São cineastas/artistas cujas trajetórias se misturam com a história do Cine Esquema Novo, e que projetaram seus trabalhos ao longo dos anos para alcançar espaços como os festivais de cinema de Cannes, Locarno, Marselha e Berlim, bem como as Bienais de São Paulo, Lyon e Istambul”, explicam em comunicado os cinco sócios-curadores do festival: Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo.

A programação do Cine Esquema Novo Expandido conta com exibição de filmes em sala de cinema e de obras audiovisuais em espaços expositivos e ambientes públicos de Porto Alegre. O inglês William Raban, que vem pela primeira vez ao Brasil através de uma parceria do CEN com a Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e colaboração com a 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre, apresentará seu Thames Film (1987) em uma projeção especial a bordo de um barco sobre o Rio Guaíba, na abertura das atividades no dia 19/06.

Raban é o nome central da ocupação do CEN-E no Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde ministra uma Master Class (Sala P. F. Gastal) e realiza videoinstalações também inéditas no país (Galeria Lunara e Galeria Iberê Camargo), que permanecerão na cidade até o final de julho. O artista volta a representar a colaboração entre o CEN e a Bienal no final do ano, durante a 9a. Bienal do Mercosul | Porto Alegre (setembro a novembro), quando seus filmes serão exibidos em sessões conjuntas com obras do acervo CEN que dialogam com o trabalho do artista inglês.

Os artistas brasileiros convidados terão sessões de cinema retrospectivas dedicadas exclusivamente aos seus trabalhos no Cine Santander Cultural, encontros comentados com público e crítica sobre o cruzamento entre cinema e arte, além de videoinstalações inéditas na Galeria Ecarta.

O CEN-E também oferecerá atividades educativas e reflexivas, como uma sequência de workshops sobre a evolução da Arte Audiovisual ministrada pela Arena Cursos no Santander Cultural.

Esta programação especial em junho é um evento preparatório para a 8ª edição do Cine Esquema Novo, que será realizada em 2014, inaugurando uma nova fase do festival. O CEN passará a ser realizado de dois em dois anos e ao longo de 30 dias, formalizando a ampliação de seu campo de atuação para outras formas de expressão e exibição audiovisual, além dos filmes em formatos tradicionais.

Com patrocínio da Petrobras, o Cine Esquema Novo Expandido é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (ACENDI), em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura e em colaboração com a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre. O CEN-E conta com o apoio do Santander Cultural / Cine Santander Cultural e da Galeria Ecarta, e sua identidade visual é uma criação do artista e designer Vinicius Stein.

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.