Google+ Cinema e Mídia: O Assassino em Mim

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

quinta-feira, junho 13, 2013

O Assassino em Mim

Casey Affleck tem sabido escolher seus filmes. Seu primeiro grande papel foi em O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, onde interpreta o covarde que mata o personagem de Brad Pitt. Esteve bem também em Medo da Verdade, filme que seu irmão, Ben, estréia na direção.

Em O Assassino em Mim, Casey interpreta o policial Lou Ford numa pacata cidade do Texas da década de 50. A narração em off pelo protagonista, com sotaque carregado e voz trêmula engana o espectador que acredita estar vendo nele o mocinho da história, quando na verdade é exatamente ao contrário.

O controverso diretor Michael Winterbottom (9 Canções, Code 46) recria a atmosfera da época nos Estados Unidos com imensa maestria e nos convida, pouco a pouco, a desnudar a mente do policial.


Lou Ford parece ser o retrato do ideal policial prestativo, mas quando do seu envolvimento com uma prostituta (Jéssica Alba) começamos a perceber suaves toques defectíveis que vão se agravando até revelar doentio. A cada cena vamos “entrando” cada vez mais na mente do psicopata e ainda que até achemos uma graça maquiavélica em uma ou outra cena, especialmente envolvendo a namorada do policial (Kate Hudson), sabemos que um desfecho trágico é cada vez mais certo.

É interessante também como em certos momentos, especialmente na segunda metade do filme, ficamos sem saber se estamos assistindo aos fatos narrados pelo protagonista ou se estamos vendo, na verdade, a paranóia de uma mente obsessiva.

Sim, Lou Ford é um psicopata. Situado na década de 50, torna-se um psicopata fictício cronologicamente anterior a Hannibal Lecter ou Norman Bates, com traços de personalidades dos dois. De Lecter, o sentimento megalomaníaco e que trata suas vítimas como peças de um xadrez. De Bates, a forte influência traumática da mãe e os momentos em que sua metade assassina dialoga e apodera-se da sua metade cidadão.

Para entender o final metafórico do filme é preciso levar em consideração toda a metamorfose do personagem. De um assassino frio que conseguia manter a aparência de bom moço até que a personalidade delirante toma conta por completo. Só visto dessa forma a história finaliza com um sentido, ainda que estejamos falando do sentido do ponto de vista de um assassino.

Título Original: The Killer Inside Me
Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Jim Thompson, John Curran (II)
Elenco: Casey Affleck, Bill Pullman, Elias Koteas, Jessica Alba, Kate Hudson, Tom Bower
Origem: EUA
Estreia: 2010

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.