Google+ Cinema e Mídia: Cinderelas, Lobos & Um Príncipe Encantado

Social Icons

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

domingo, dezembro 08, 2013

Cinderelas, Lobos & Um Príncipe Encantado

O documentário dirigido por Joel Zito Araújo em 2009 mostra um Brasil lastimável que (quase) ninguém quer ver. O da visão dos estrangeiros sobre as mulheres (ou travestis) brasileiras, sobretudo as negras (e pobres) que vem ao país em uma quantidade assustadora, em busca do turismo sexual, sem se importar inclusive se são menores de idade impúberes, ou dependentes de drogas.

Joel Zito é hábil em mostrar a miséria humana, a falta de opção na vida e a ilusão de meninas que sonham em encontrar seu príncipe encantado mas que, em sua grande maioria, encontram o descaso, o preconceito, a inexistência do Estado, a violência e os agenciadoras da prostituição no exterior, que são os verdadeiros "lobos" do título.

Ele não julga as escolhas das entrevistadas, até porque sabe que é impossível fazer isso, face a vida que elas levam ou levaram. Por outro lado, o diretor é contundente em mostrar, além dos aliciadores, os vários problemas familiares, sociais e econômicos que pesam, muitas vezes, nas escolhas equivocadas, para não dizer quase sempre letal.

Fundamental pra aqueles que acham que conhecem o Brasil e mais ainda para aqueles que buscam mais embasamento contra o turismo sexual no Brasil.

Assista ao trailer do filme aqui

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.